PAVILHÃO DO CONHECIMENTO
CIÊNCIA VIVA
REDE CENTROS CIÊNCIA VIVA
facebookfacebookfacebookyoutubevimeo

O Pavilhão do Conhecimento é um dos locais preferidos dos turistas de todo o mundo.

Trip Advisor

Conheça o programa Ciência Viva.

Logo Ciência Viva

Já visitou os Centros Ciência Viva?
Descubra onde estão.

Logo Ciência Viva

Descubra este projecto inovador.

Escola Ciência Viva

José Madeira, 26 de Março 2015

 

26 de Março | José Madeira | Missão Ilha do Fogo - A erupção de Novembro de 2014


Vídeo da Conferência
 

 O geólogo José Madeira estudou e viveu de perto a última erupção do vulcão do Fogo (Cabo Verde), que obrigou à evacuação de cerca de mil habitantes de Chã das Caldeiras, destruiu duas localidades, terras agrícolas, estradas e o edifício do Parque Natural da Ilha do Fogo. Todo este processo foi marcado pela estreita colaboração entre os investigadores cabo-verdianos e portugueses e as autoridades, sendo um exemplo de como a ciência pode contribuir para uma adequada gestão das catástrofes naturais. O que distingue esta erupção das anteriores? De que forma a população local encara este fenómeno natural? 

 

 

José Madeira é geólogo, especialista em vulcanologia e neotectónica, com trabalhos de investigação em Portugal e noutros pontos do globo, com particular ênfase nas ilhas da Macaronésia (Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde). É doutorado pela Universidade de Lisboa, onde actualmente é professor no Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências. 


 

José Madeira é membro do grupo de investigação em Riscos Sísmicos e Vulcânicos do Instituto Dom Luiz (IDL) e integrou a equipa de geólogos e geofísicos que esteve em missão na Ilha do Fogo, em Cabo Verde, na sequência da erupção vulcânica de 23 de Novembro de 2014. Durante as duas semanas de campo, esteve directamente envolvido na previsão do percurso das lavas, recolha de amostras para posterior estudo dos materiais vulcânicos emitidos e gestão da crise em colaboração com as entidades locais.

 

  

 

 Fotos da missão à ilha do Fogo
Autoria de José Madeira, Instituto Dom Luiz (La) e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa


 

  

O Ciclo de Conferências Ciência Viva tem como media partner o jornal Público.