PAVILHÃO DO CONHECIMENTO
CIÊNCIA VIVA
REDE CENTROS CIÊNCIA VIVA
facebookfacebookfacebookyoutubevimeo

O Pavilhão do Conhecimento é um dos locais preferidos dos turistas de todo o mundo.

Trip Advisor

Conheça o programa Ciência Viva.

Logo Ciência Viva

Já visitou os Centros Ciência Viva?
Descubra onde estão.

Logo Ciência Viva

Descubra este projecto inovador.

Escola Ciência Viva

Nuno Ferrand, 28 de Maio 2015

 

28 de Maio | Nuno Ferrand (Faculdade de Ciências da Universidade do Porto) | A domesticação: uma breve história daquilo que comemos


Vídeo da Conferência
 
 
A domesticação de animais e plantas mudou para sempre as sociedades humanas. Entre muitas outras coisas, mudou também os nossos hábitos alimentares, e hoje os sete mil milhões de pessoas que habitam o planeta dependem essencialmente de algumas - poucas - dezenas de espécies de plantas e animais domesticados.
 
A história dessas domesticações, muitas vezes independentes, foi-se perdendo com o tempo em resultado de muitos factores, nomeadamente da distribuição global que a maior parte daquelas espécies tem actualmente. No entanto, a história dos alimentos que consumimos quotidianamente é extraordinariamente rica e diversificada, e tem sido recentemente revelada em maior detalhe graças a estudos inovadores que combinam a arqueologia com a biologia. 
 

 

 

Mais informações sobre o conferencista:

 

Nuno Ferrand é biólogo e é Director do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO) e Professor Catedrático no Departamento de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, onde ensina genética e evolução. É também Director do Museu de História Natural da Universidade do Porto.

Especializou-se em biologia evolutiva e entre os seus interesses de investigação contam-se a ecologia, a conservação, a especiação e a domesticação. Desenvolveu vários projectos nestas áreas usando o coelho como espécie modelo principal. Estudou também a evolução de várias espécies de anfíbios e répteis na Península Ibérica e Norte de África.

Organizou já várias exposições de cariz científico, entre elas a exposição "A Evolução de Darwin", da qual foi comissário. Publicou numerosos artigos em revistas científicas internacionais de renome e é autor de três livros nesta área.

 

Nuno Ferrand |  Pecha Kucha Ciência Viva (30 Setembro 2011):

 

 

O Ciclo de Conferências Ciência Viva tem como media partner o jornal Público.